Pra você que é estudante ou um amante da história da humanidade, aí vai a dica...
O site http://www.guerras.brasilescola.com/ mostra um resumo detalhado das guerras humanas ao longo da história.
É só acessar e ficar por dentro dos conflitos que ajudaram a construir o que somos hoje.
Fotos que marcaram época
A famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico", onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois.
O Instituto de Arte de Maryland - EUA denominou-a "A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações, (segue sendo um ícone para a juventude não filiada às tendências políticas principais).
Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado do Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985. Omayra ficou três dias jogada sobre o lodo, água e restos de sua própria casa e presa aos corpos dos próprios pais. Quando os paramédicos de parcos recursos tentaram ajudá-la, comprovaram que era impossível, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a rodeavam.
Durante os três dias, manteve-se pensando somente em voltar ao colégio e a seus exames e a convivência com seus amigos.
O fotógrafo Frank Fournier, fez uma foto de Omayra que deu a volta ao mundo e originou uma controvérsia a respeito da indiferença do Governo Colombiano com respeito às vítimas de catástrofes. A fotografia foi publicada meses após o falecimento da garota.
Muitos vêem nesta imagem de 1985 o começo do que hoje chamamos Globalização, pois sua agonia foi vivenciada em tempo real pelas câmaras de televisão de todo o mundo.
Espreitando a morte
Em 1994, o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de foto jornalismo com uma fotografia tomada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), que percorreu o mundo inteiro.
A figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome, e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, a figura negra expectante de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota.
Quatro meses depois, abrumado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.
Também conhecido como o "Rebelde Desconhecido", esta foi a alcunha que foi atribuído a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé em frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa.
A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpôs se a duas linhas de tanques que tentavam avançar. No ocidente as imagens do rebelde foram apresentadas como um símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar.
Na China, a imagem foi usada pelo governo como símbolo do cuidado dos soldados do Exército Popular de Libertação para proteger o povo chinês: apesar das ordens de avançar, o condutor do tanque recusou fazê-lo se isso implicava causar algum dano a um cidadão.
Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Isto devido à intrigante história com a que foi descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado tomando um café. O fotógrafo acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão enquanto caminhavam no meio da multidão.
Esta foi a história que se conheceu durante muitos anos até 1992, quando dois impostores se fizessem passar pelo casal protagonista desta foto. No entanto o Sr. Doisneau indignado pela falsa declaração, revelaria a história original declarando assim aquela lenda: a fotografia não tinha sido tirada a esmo, senão que se tratava de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma cópia da foto como agradecimento.
55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.
Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges.
Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído.
Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país. Após sua morte, seu corpo foi cremado conforme à tradição budista. Durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo e seu coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia.
The Falling Man é o título de uma fotografia tirada por Richard Drew durante os atentados do 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do WTC. Na imagem pode-se ver um homem atirando-se de uma das torres.
A publicação do documento pouco depois dos atentados irritou a certos setores da opinião pública norte-americana. Ato seguido, a maioria dos meios de comunicação se auto-censurou, preferindo mostrar unicamente fotografias de atos de heroísmo e sacrifício. Ah sim... Mas eles passaram exaustivamente na TV a morte de Saddam...
Triunfo dos Aliados
Esta fotografia do triunfo dos aliados na segunda guerra, onde um soldado Russo agita a bandeira soviética no alto de um prédio.
Protegendo a cria
Uma mãe cruza o rio com os filhos durante a guerra do Vietnã em 1965 fugindo da chuva de bombas americanas
Necessidade
Soldados e aldeãos cavam sepulturas para as vítimas de um grande terremoto acontecido em 2002 no Irã enquanto um menino segura as calças do pai antes dele ser enterrado.
Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem.
Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.
Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças.
"O coronel assassinou o preso; mas e eu... assassinei o coronel com minha câmara? - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra, autor desta foto que mostra o assassinato, em um de fevereiro de 1968, por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong.
Adams, correspondente em 13 guerras, obteve por esta fotografia um prêmio Pulitzer; mas ficou tão emocionalmente tocado com ela que se converteu em fotógrafo paisagístico.
Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984. Foi no acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética.
Sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de 1985 e, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes, a capa converteu-se numa das mais famosas da revista e do mundo.
No entanto, naquele tempo ninguém sabia o nome da garota
O mesmo homem que a fotografou realizou uma busca à jovem que durou exatos 17 anos. Em janeiro de 2002, encontrou a menina, já uma mulher de 30 anos e pôde saber seu nome. Sharbat Gula vive numa aldeia remota do Afeganistão, é uma mulher tradicional pastún, casada e mãe de três filhos. Ela regressou ao Afeganistão em 1992.
O Beijo de despedida a Guerra foi feita por Victor Jorgensen na Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se.
A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao término de uma guerra.
A foto é uma imagem que se processa atravez do tempo, superior a qualquer relato escrito de uma situação, pois reflete aspectos da vida material. Porém, a fotografia é uma representação da realidade vista pelos olhos de um ser, que escolhe a fração, o momento, o angulo, as sombras e luzes de acordo com sua visão.
Para utilizar a foto enquanto documento, deve-se levar em consideração alguns agentes daquele tempo que se quer retratar. Deve-se considerar o olhar do fotógrafo, o olhar do fotografado e o olhar do contratante. A interferência destes três agentes é imprescindível para compreendermos o resultado final da obra.
Dicas: GUIA DO ESTUDANTE
O que é: O site do GUIA DO ESTUDANTE tem dicas de cursos, faculdades e até empregos. A página, como o próprio nome diz, se propõe a ser um guia com possibilidades e alternativas de estudo, estágio e trabalho para adolescentes e jovens.
Para quem: Voltado para alunos do ensino médio e para aqueles que já ingressaram na faculdade.
Não perca: O Guia do Estudante das Galáxias é um jogo que prepara os estudantes para o Enem de forma lúdica e divertida.
Palavra da especialista: "O Guia do Estudante é indicado não apenas para jovens. O site constitui indiscutivelmente uma referência séria e fidedigna, em termos da área abrangida, devendo ser indicado/acessado também pela família e pela escola", analisa Para Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Por Michely: O site é muito interessante e tem várias atividades de todas as disciplinas do ensino médio avaliadas no vestibular. Fique por dentro e acesse. Você pode realizar simulados, assistir a vídeos educacionais e conhecer melhor o leque de profissões cujo as universidades oferecem formação.
http://guiadoestudante.abril.com.br
Para quem: Voltado para alunos do ensino médio e para aqueles que já ingressaram na faculdade.
Não perca: O Guia do Estudante das Galáxias é um jogo que prepara os estudantes para o Enem de forma lúdica e divertida.
Palavra da especialista: "O Guia do Estudante é indicado não apenas para jovens. O site constitui indiscutivelmente uma referência séria e fidedigna, em termos da área abrangida, devendo ser indicado/acessado também pela família e pela escola", analisa Para Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
Por Michely: O site é muito interessante e tem várias atividades de todas as disciplinas do ensino médio avaliadas no vestibular. Fique por dentro e acesse. Você pode realizar simulados, assistir a vídeos educacionais e conhecer melhor o leque de profissões cujo as universidades oferecem formação.
http://guiadoestudante.abril.com.br
Dicas: Site brinque book
O que é: Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.
Para quem: Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.
Não perca: A seção de papéis de parede oferece belas ilustrações dos livros da editora para deixar a área de trabalho do computador mais bonita e divertida para o seu filho.
Palavra da especialista: "Além das atividades, o site é indicado para que os alunos leiam os resumos dos livros e escolham os que lhe parecerem mais interessantes", avalia Adriana Bruno, da UFJF.
Fonte: Educar para crescer
Para quem: Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.
Não perca: A seção de papéis de parede oferece belas ilustrações dos livros da editora para deixar a área de trabalho do computador mais bonita e divertida para o seu filho.
Palavra da especialista: "Além das atividades, o site é indicado para que os alunos leiam os resumos dos livros e escolham os que lhe parecerem mais interessantes", avalia Adriana Bruno, da UFJF.
Fonte: Educar para crescer
Lâmpadas fluorescentes: conheça suas vantagens e desvantagens
A lâmpada elétrica é sem dúvida um dos maiores inventos da história da humanidade. Com auxílio da energia elétrica ela nos proporciona comodidade e segurança em nossas casas, escritórios, ruas e estradas.
Dentre os diversos tipos de lâmpadas existentes, uma das mais eficientes em termos de durabilidade e iaenergética é a lâmpada fluorescente. No entanto, seu interior contém mercúrio gasoso, o que torna esta lâmpada um resíduo perigoso ao fim de sua vida útil.
Para saber mais sobre o funcionamento e o descarte das Lâmpadas Fluorescentes, a equipe da Recicloteca fez uma pesquisa e apresenta o resultado nesta matéria.
As lâmpadas fluorescentes, diferentemente das incandescentes, produzem luz pela passagem da corrente elétrica através de um gás ou vapor contido em seu interior. Existem diversos tipos de lâmpadas fluorescentes, porém, todas obedecem ao mesmo princípio de funcionamento, ou seja, a excitação e desexcitação de átomos de uma mistura gasosa, e a utilização de substância fosforescente na parede do tubo capaz de converter a radiação produzida em luz visível.
As lâmpadas fluorescentes são a clássica forma para uma iluminação econômica nas mais diversas áreas residenciais, comerciais e industriais. Consomem cerca de 75% menos energia e possuem uma vida útil média de 6 a 8 vezes superior à das lâmpadas incandescentes.
Para o uso doméstico as mais utilizadas são as lâmpadas fluorescentes compactas e circulares (LFCs), por serem pequenas e poderem substituir as lâmpadas incandescentes domésticas comuns na maioria das luminárias existentes. Sem dúvida a lâmpada fluorescente é um produto bem desenvolvido para as necessidades atuais da humanidade, porém, se este material for descartado inadequadamente, libera o gás de mercúrio contido em seu interior, que é extremamente prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
Em 1998, 48,5 milhões de unidades de lâmpadas de mercúrio foram descartadas, com uma carga poluidora de 1.000 kg de mercúrio. Já no ano de 2001, esse descarte passou a 80 milhões de unidades, em virtude do plano de racionamento de energia elétrica que motivou a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, principalmente no setor residencial.
Ainda que o impacto ambiental causado pela liberação de mercúrio contido em uma única lâmpada (da ordem de 15mg) seja pequeno, o somatório das lâmpadas descartadas anualmente (cerca de 70 milhões só no Brasil) terá efeito sensível sobre os locais onde são dispostas. Ao final de sua vida útil as lâmpadas contendo mercúrio são, na maioria das vezes, destinadas aos depósitos de lixo contaminando o solo e, mais tarde, os cursos d’água. A presença de mercúrio nas águas,mesmo que em pequenas quantidades, representa um grande problema ecológico, pois ele se acumula nos organismos vivos, assim os animais situados no final da cadeia alimentar apresentam uma concentração mais elevadado mercúrio, perigosa para o próprio animal ou para os que deste se alimentam, originando sérios problemas de saúde pública e podendo intoxicar comunidades inteiras.
Compare as lâmpadas fluorescentes e incandescentes
Lâmpada fluorescente:
- Consome cerca de 75%menos energia;
- Dura de 6 a 8 vezes mais;
- Possui gás demercúrio em sua composição e nãopode ser descartada como resíduo comum;
-Quando usada em ambientes que acendem e apagam a lâmpada commuita freqüência pode diminuir
sua vida útil.
- É testada pelo PROCEL e pelo INMETRO para garantir fatores como durabilidade, depreciação luminosa e potência, sendo assim, ao comprar, opte pelas marcas que possuem o selo PROCEL/INMETRO.
Lâmpada incandescente:
- Consome mais energia;
- Tem durabilidade menor;
- Possui gás inerte e pode ser descartado como resíduo comum;
- É indicada para ambientes que acendeme apagam as lâmpadas commuita freqüência (ex: minuterias em
corredores de edifícios), pois nesses casos ela apresenta maior durabilidade que a fluorescente.
Segundo a Norma da ABNT NBR10.004/04, lâmpadas que contêm mercúrio, após o uso, são classificadas
como resíduos perigosos Classe 1. Diante disto, merecem cuidados especiais quanto aos procedimentos de
manuseio (retirada/coleta),acondicionamento, transporte, armazenagem e destinação final, em função das suas características peculiares e dos riscos que apresentam.
O primeiro passo para o descarte dessas lâmpadas é providenciar um armazenamento adequado. Elas não podem ser quebradas e devem ser guardadas nas próprias caixas em que vieram embaladas.
Dentre os destinos que a lâmpada pode ter após seu uso, um dos mais recomendados é a reciclagem.
Algumas empresas especializadas no tratamento de resíduos perigosos realizam este trabalho.
Porém, ainda não há uma legislação específica que aponte a responsabilidade pela destinação de tais lampadas, após o uso.
Cuidado com a saúde
O mercúrio sob a forma de vapor é absorviso pelas vias respiratórias e pela pele;
As lãmpadas que contém mercúrio só apresentam risco de contaminação se forem quebradas, portanto NUNCA quebre as lãmpadas fluorescentes para descartá-las. Quando houver quebra acidental, a primeira providência deve ser abrir as portas e janelas para circular o ar. O local deve ser limpo, de preferência por aspiração. Os cacos devem ser coletados de forma a não ferir quem os manipuladores e colocados em embalagem estanque lacrada, afim de evitar a evaporação domercúrio liberado.
A exposição a altas concentrações de vapor por períodos curtos pode causar pneumonia, dores no peito, falta de ar e tosse, gengivite e salivação. A exposição crônica ao mercúrio também afeta o organismo humano, podendo resultar em tremores e vários distúrbios neuropsiquiátricos.
No caso de contato do mercúrio com os olhos recomenda-se lavar com água em abundância.
Havendo contato pela pele, deve-se remover as roupas contaminadas e lavar bem a área afetada com água e sabão.
Informativo Recicloteca
Fontes:
- APLIQUIM – tel: (19) 3884-8140 / 3884-8141 / 3884-7184; site: www.apliquim.com.br
- ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) – site: www.abilux.com.br
- CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica) – site: www.cepel.br
- PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica)– tel: 0800-560506; site: www.eletrobras.gov.br/ELB/procel/main.asp
- UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) – site: www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=1&idSubSecao=&idTexto=2
- Zanicheli, C., Peruchi, I.B., Monteiro, L.A., João, S.A.S. & Cunha, V.F. 2004. Reciclagem de Lâmparadas:AspectosAmbientais e Tecnológicos. PUC Campinas.
Dentre os diversos tipos de lâmpadas existentes, uma das mais eficientes em termos de durabilidade e iaenergética é a lâmpada fluorescente. No entanto, seu interior contém mercúrio gasoso, o que torna esta lâmpada um resíduo perigoso ao fim de sua vida útil.
Para saber mais sobre o funcionamento e o descarte das Lâmpadas Fluorescentes, a equipe da Recicloteca fez uma pesquisa e apresenta o resultado nesta matéria.
As lâmpadas fluorescentes, diferentemente das incandescentes, produzem luz pela passagem da corrente elétrica através de um gás ou vapor contido em seu interior. Existem diversos tipos de lâmpadas fluorescentes, porém, todas obedecem ao mesmo princípio de funcionamento, ou seja, a excitação e desexcitação de átomos de uma mistura gasosa, e a utilização de substância fosforescente na parede do tubo capaz de converter a radiação produzida em luz visível.
As lâmpadas fluorescentes são a clássica forma para uma iluminação econômica nas mais diversas áreas residenciais, comerciais e industriais. Consomem cerca de 75% menos energia e possuem uma vida útil média de 6 a 8 vezes superior à das lâmpadas incandescentes.
Para o uso doméstico as mais utilizadas são as lâmpadas fluorescentes compactas e circulares (LFCs), por serem pequenas e poderem substituir as lâmpadas incandescentes domésticas comuns na maioria das luminárias existentes. Sem dúvida a lâmpada fluorescente é um produto bem desenvolvido para as necessidades atuais da humanidade, porém, se este material for descartado inadequadamente, libera o gás de mercúrio contido em seu interior, que é extremamente prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
Em 1998, 48,5 milhões de unidades de lâmpadas de mercúrio foram descartadas, com uma carga poluidora de 1.000 kg de mercúrio. Já no ano de 2001, esse descarte passou a 80 milhões de unidades, em virtude do plano de racionamento de energia elétrica que motivou a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, principalmente no setor residencial.
Ainda que o impacto ambiental causado pela liberação de mercúrio contido em uma única lâmpada (da ordem de 15mg) seja pequeno, o somatório das lâmpadas descartadas anualmente (cerca de 70 milhões só no Brasil) terá efeito sensível sobre os locais onde são dispostas. Ao final de sua vida útil as lâmpadas contendo mercúrio são, na maioria das vezes, destinadas aos depósitos de lixo contaminando o solo e, mais tarde, os cursos d’água. A presença de mercúrio nas águas,mesmo que em pequenas quantidades, representa um grande problema ecológico, pois ele se acumula nos organismos vivos, assim os animais situados no final da cadeia alimentar apresentam uma concentração mais elevadado mercúrio, perigosa para o próprio animal ou para os que deste se alimentam, originando sérios problemas de saúde pública e podendo intoxicar comunidades inteiras.
Compare as lâmpadas fluorescentes e incandescentes
Lâmpada fluorescente:
- Consome cerca de 75%menos energia;
- Dura de 6 a 8 vezes mais;
- Possui gás demercúrio em sua composição e nãopode ser descartada como resíduo comum;
-Quando usada em ambientes que acendem e apagam a lâmpada commuita freqüência pode diminuir
sua vida útil.
- É testada pelo PROCEL e pelo INMETRO para garantir fatores como durabilidade, depreciação luminosa e potência, sendo assim, ao comprar, opte pelas marcas que possuem o selo PROCEL/INMETRO.
Lâmpada incandescente:
- Consome mais energia;
- Tem durabilidade menor;
- Possui gás inerte e pode ser descartado como resíduo comum;
- É indicada para ambientes que acendeme apagam as lâmpadas commuita freqüência (ex: minuterias em
corredores de edifícios), pois nesses casos ela apresenta maior durabilidade que a fluorescente.
Segundo a Norma da ABNT NBR10.004/04, lâmpadas que contêm mercúrio, após o uso, são classificadas
como resíduos perigosos Classe 1. Diante disto, merecem cuidados especiais quanto aos procedimentos de
manuseio (retirada/coleta),acondicionamento, transporte, armazenagem e destinação final, em função das suas características peculiares e dos riscos que apresentam.
O primeiro passo para o descarte dessas lâmpadas é providenciar um armazenamento adequado. Elas não podem ser quebradas e devem ser guardadas nas próprias caixas em que vieram embaladas.
Dentre os destinos que a lâmpada pode ter após seu uso, um dos mais recomendados é a reciclagem.
Algumas empresas especializadas no tratamento de resíduos perigosos realizam este trabalho.
Porém, ainda não há uma legislação específica que aponte a responsabilidade pela destinação de tais lampadas, após o uso.
Cuidado com a saúde
O mercúrio sob a forma de vapor é absorviso pelas vias respiratórias e pela pele;
As lãmpadas que contém mercúrio só apresentam risco de contaminação se forem quebradas, portanto NUNCA quebre as lãmpadas fluorescentes para descartá-las. Quando houver quebra acidental, a primeira providência deve ser abrir as portas e janelas para circular o ar. O local deve ser limpo, de preferência por aspiração. Os cacos devem ser coletados de forma a não ferir quem os manipuladores e colocados em embalagem estanque lacrada, afim de evitar a evaporação domercúrio liberado.
A exposição a altas concentrações de vapor por períodos curtos pode causar pneumonia, dores no peito, falta de ar e tosse, gengivite e salivação. A exposição crônica ao mercúrio também afeta o organismo humano, podendo resultar em tremores e vários distúrbios neuropsiquiátricos.
No caso de contato do mercúrio com os olhos recomenda-se lavar com água em abundância.
Havendo contato pela pele, deve-se remover as roupas contaminadas e lavar bem a área afetada com água e sabão.
Informativo Recicloteca
Fontes:
- APLIQUIM – tel: (19) 3884-8140 / 3884-8141 / 3884-7184; site: www.apliquim.com.br
- ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) – site: www.abilux.com.br
- CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica) – site: www.cepel.br
- PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica)– tel: 0800-560506; site: www.eletrobras.gov.br/ELB/procel/main.asp
- UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) – site: www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=1&idSubSecao=&idTexto=2
- Zanicheli, C., Peruchi, I.B., Monteiro, L.A., João, S.A.S. & Cunha, V.F. 2004. Reciclagem de Lâmparadas:AspectosAmbientais e Tecnológicos. PUC Campinas.
Trabalhando o tema LIXO na Educação Infantil - 1
O setor de Educação Ambiental do SESC Estreito realizou com as turmas da Educação Infantil da Unidade a oficina “LIXO de onde vem, para onde vai”
Confeccionamos um mural que representa o fundo do mar, suas criaturas animadas e inanimadas e alguns objetos que foram jogados fora como lixo.
Os alunos foram convidados a observar este mural com atenção e logo após a bióloga Heloísa Kahran contou a história “O peixinho e o sonho” que relata o desejo do peixinho de conhecer outros locais do fundo do mar e reunir amigos em prol da preservação do mar e suas criaturas.
Após ouvir atentamente a história e observar o mural, os alunos foram convidados a identificar seres vivos (separá-los em plantas e animais) e os objetos (lixo). Depois conversamos sobre as seguinte questões:
- Os animais estão felizes e sadios?
- Como esses objetos chegam ao mar?
- Onde é o lugar do lixo?
Nesta atividade trabalhamos a importância de separar o lixo limpo e reciclável do orgânico.
Confeccionamos um mural que representa o fundo do mar, suas criaturas animadas e inanimadas e alguns objetos que foram jogados fora como lixo.
Os alunos foram convidados a observar este mural com atenção e logo após a bióloga Heloísa Kahran contou a história “O peixinho e o sonho” que relata o desejo do peixinho de conhecer outros locais do fundo do mar e reunir amigos em prol da preservação do mar e suas criaturas.
Após ouvir atentamente a história e observar o mural, os alunos foram convidados a identificar seres vivos (separá-los em plantas e animais) e os objetos (lixo). Depois conversamos sobre as seguinte questões:
- Os animais estão felizes e sadios?
- Como esses objetos chegam ao mar?
- Onde é o lugar do lixo?
Nesta atividade trabalhamos a importância de separar o lixo limpo e reciclável do orgânico.
Parceria Postos Galo
A rede de Postos Galo desenvolve um importante trabalho de sensibilização ambiental recolhendo em suas unidades da Grande Florianópolis resíduos como pilhas, baterias e óleo usado de cozinha.
No ano de 2009 realizamos uma importante parceria com esta empresa que encaminhou seus funcionários para participar do Evento Semana Arte Vida Verde na atividade do Cine Debate. Os mesmos puderam fazer uma reflexão de sua prática associada a realidade ambiental global.
Os Postos Galo ainda cederam a Unidade do SESC Estreito 500 unidades de copos retráteis e gibis que tratam de questões ambientais de forma lúdica e divertida, que foram distribuídos aos alunos que também participaram do evento.
Após discussão sobre a importância da redução de resíduos, os cópos retráteis permanentes foram distribuídos, evitando assim o consumo de copos descartáveis.
No ano de 2009 realizamos uma importante parceria com esta empresa que encaminhou seus funcionários para participar do Evento Semana Arte Vida Verde na atividade do Cine Debate. Os mesmos puderam fazer uma reflexão de sua prática associada a realidade ambiental global.
Os Postos Galo ainda cederam a Unidade do SESC Estreito 500 unidades de copos retráteis e gibis que tratam de questões ambientais de forma lúdica e divertida, que foram distribuídos aos alunos que também participaram do evento.
Após discussão sobre a importância da redução de resíduos, os cópos retráteis permanentes foram distribuídos, evitando assim o consumo de copos descartáveis.
CINE DEBATE - Semana Arte Vida Verde
Na Semana Arte Vida Verde da Unidade SESC Estreito em 2009, utilizamos Filmes como ótimo recurso para discutir aspectos da situação ambiental global.
Alunos das escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis foram convidados a participar do "Cine Debate" que faz uso de filmes e documentários que trazem a tona a discussão local, estadual e global de problemáticas ambientais.
Entre os títulos assistidos e debatidos estão:
- Como são feitas as coisas
- Cidade das Flores
- Fraternidade
- Mudanças Climáticas
- Efeito Estufa
- Design Ecológico, entre outros.
O educador Ambiental Júlio Silva "provocou" o debate relacionando situações do cotidiano com as informações contidas nos vídeos.
O que podemos relatar é que foi uma experiência riquíssima de sensibilização para importancia de novas atitudes e ações individuais e coletivas, envolvendo a sociedade como um todo.
Em 2010 fechamos parceria com o Ministério do Meio Ambiente para o II Circuíto Tela Verde.
Aguardem a programação.
Alunos das escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis foram convidados a participar do "Cine Debate" que faz uso de filmes e documentários que trazem a tona a discussão local, estadual e global de problemáticas ambientais.
Entre os títulos assistidos e debatidos estão:
- Como são feitas as coisas
- Cidade das Flores
- Fraternidade
- Mudanças Climáticas
- Efeito Estufa
- Design Ecológico, entre outros.
O educador Ambiental Júlio Silva "provocou" o debate relacionando situações do cotidiano com as informações contidas nos vídeos.
O que podemos relatar é que foi uma experiência riquíssima de sensibilização para importancia de novas atitudes e ações individuais e coletivas, envolvendo a sociedade como um todo.
Em 2010 fechamos parceria com o Ministério do Meio Ambiente para o II Circuíto Tela Verde.
Aguardem a programação.
Oficina "Meio Ambiente e Vídeo"
Em 2009 realizamos o evento de Educação Ambiental “Semana Arte Vida Verde” na Unidade do SESC Estreito. Entre outras atividades convidamos os alunos de escolas públicas e particulares da grande Florianópolis a participar da oficina de Meio Ambiente e Vídeo ministrada pela bióloga Aline Gevaerd Grelling.
O objetivo da oficina foi discutir o conceito de meio ambiente e o processo de produção audiovisual como forma de se pensar sobre as temáticas ambientais.
Foram exibidas cenas de vídeos e imagens que retratam diferentes formas de se representar o meio ambiente (naturalizada, intensamente urbanizada, homem em contato com a natureza, lugares inóspitos, ambientes fechados, etc.). Questionamos aos alunos qual(is) vídeo(s) tratam de meio ambiente e a partir das respostas discutimos o conceito.
Depois da introdução aos trabalhos foram apresentadas produções audiovisuais como forma de se pensar as temáticas ambientais, mostrando aos alunos como eles podem tornar-se protagonistas desta ação. Exemplificamos exibindo alguns trechos de vídeos e demonstramos como utilizar o programa de edição “Movie maker” para produção de vídeos caseiros e celular.
O objetivo da oficina foi discutir o conceito de meio ambiente e o processo de produção audiovisual como forma de se pensar sobre as temáticas ambientais.
Foram exibidas cenas de vídeos e imagens que retratam diferentes formas de se representar o meio ambiente (naturalizada, intensamente urbanizada, homem em contato com a natureza, lugares inóspitos, ambientes fechados, etc.). Questionamos aos alunos qual(is) vídeo(s) tratam de meio ambiente e a partir das respostas discutimos o conceito.
Depois da introdução aos trabalhos foram apresentadas produções audiovisuais como forma de se pensar as temáticas ambientais, mostrando aos alunos como eles podem tornar-se protagonistas desta ação. Exemplificamos exibindo alguns trechos de vídeos e demonstramos como utilizar o programa de edição “Movie maker” para produção de vídeos caseiros e celular.
TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO
Por Leonardo Boff
Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é à vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso
faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive,
com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um
lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do
mundo que habita.
A Águia e a Galinha
Uma Metáfora da Condição Humana
Dica da Michely - Assita ao vídeo TUDO COMEÇA POR UM PONTO
http://www.youtube.com/watch?v=ezDksPAyFCk
Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é à vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso
faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive,
com quem convive, que experiência tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um
lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do
mundo que habita.
A Águia e a Galinha
Uma Metáfora da Condição Humana
Dica da Michely - Assita ao vídeo TUDO COMEÇA POR UM PONTO
http://www.youtube.com/watch?v=ezDksPAyFCk
VOCÊ É UM NÚMERO
Por Michely
Em um mudo cada vez populoso porém cheio de vazios existenciais é necessário refletir a cada momento nossa vida, nossa prática, nossa trajetória.
Ao participar de reuniões de pais... pois além de pedagoga sou mãe, percebo muito frequentemente a frieza com que os professores se referem ao desempenho dos alunos.
"Ela está em dependencia mãe, faltaram 0,3 décimos para chegar a 7,0".
Isto me faz pensar nos objetivos da educação e principalmente na clareza de nossos colegas ao relatarem estes fatos.
É preciso lembrar que - e aí vai a dica - ao planejar uma aula ou delimitar os conteúdos a serem trabalhados, precimos saber onde queremos chegar. "Pois se não sabemos qualquer caminho serve".
Professor, pergunte-se:
- conheço as especificidades da faixa etária que me propus a trabalhar?
- entendo as limitações socias, economicas, psicológicas e educacionais do grupo que trabalho em minha escola?
- com relação a disciplina que leciono, como posso estimular o desenvolvimento de jovens conscientes de sua realidade?
Confesso que tenho outras tantas perguntas a sugerir, mas estas me bastam para discutir o tema.
É necessário "listar" os objetivos e metas e concluir: que habilidades e competências tenho como objetivo que meus alunos adquiram ao longo do ano ou de um período determinado?
Feito este questionamento você vai planejar e desenvolver atividades individuais ou em grupo para chegar ao resultado que você como professor de propos.
Sendo assim, como mensurar ou quantificar as deficiencias correspondentes a 0,3 décimos???
Fica o fragmento do texto de Clarice Lispector para pensar ainda mais o assunto.
VOCÊ É UM NÚMERO
Se você não tomar cuidado vira um número até para si mesmo. Porque
a partir do instante em que você nasce classificam-no com um número. O
registro civil é um número. Seu título de eleitor é um número. Profissionalmente
falando você também é. Para ser motorista, tem carteira com número,
e chapa de carro. No imposto de Renda, o contribuinte é identificado com
um número. Seu prédio, seu telefone, seu número de apartamento – tudo é
número.
.... Uma amiga minha contou que no Alto Sertão de Pernambuco uma
mulher estava com o filho doente, desidratado, foi ao Posto de Saúde. E
recebeu a ficha número 10. Mas dentro do horário previsto pelo médico a
criança não pôde ser atendida porque só atenderam até o número 9. A criança
morreu por causa de um número. Nós somos culpados.
Se há uma guerra, você é classificado por um número. Numa pulseira com
placa metálica, se não me engano. Ou numa corrente de pescoço, metálica.
Nós vamos lutar contra isso. Cada um é um, sem número. O si-mesmo é
apenas o si-mesmo.
E Deus não é número.
Vamos ser gente, por favor. Nossa sociedade está nos deixando secos
como um número seco, como um osso branco seco exposto ao sol. Meu número
íntimo é 9. Só.8 Só. 7. Só. Sem somá-los nem transformá-los em novecentos
e oitenta e sete. Estou me classificando com um número? Não, a
intimidade não deixa.
Vejam, tentei várias vezes na vida não ter número e não escapei. O que
faz com que precisemos de muito carinho, de nome próprio, de genuinidade.
Vamos amar que amor não tem número. Ou tem?
In “A descoberta do Mundo” p. 394/395
Em um mudo cada vez populoso porém cheio de vazios existenciais é necessário refletir a cada momento nossa vida, nossa prática, nossa trajetória.
Ao participar de reuniões de pais... pois além de pedagoga sou mãe, percebo muito frequentemente a frieza com que os professores se referem ao desempenho dos alunos.
"Ela está em dependencia mãe, faltaram 0,3 décimos para chegar a 7,0".
Isto me faz pensar nos objetivos da educação e principalmente na clareza de nossos colegas ao relatarem estes fatos.
É preciso lembrar que - e aí vai a dica - ao planejar uma aula ou delimitar os conteúdos a serem trabalhados, precimos saber onde queremos chegar. "Pois se não sabemos qualquer caminho serve".
Professor, pergunte-se:
- conheço as especificidades da faixa etária que me propus a trabalhar?
- entendo as limitações socias, economicas, psicológicas e educacionais do grupo que trabalho em minha escola?
- com relação a disciplina que leciono, como posso estimular o desenvolvimento de jovens conscientes de sua realidade?
Confesso que tenho outras tantas perguntas a sugerir, mas estas me bastam para discutir o tema.
É necessário "listar" os objetivos e metas e concluir: que habilidades e competências tenho como objetivo que meus alunos adquiram ao longo do ano ou de um período determinado?
Feito este questionamento você vai planejar e desenvolver atividades individuais ou em grupo para chegar ao resultado que você como professor de propos.
Sendo assim, como mensurar ou quantificar as deficiencias correspondentes a 0,3 décimos???
Fica o fragmento do texto de Clarice Lispector para pensar ainda mais o assunto.
VOCÊ É UM NÚMERO
Se você não tomar cuidado vira um número até para si mesmo. Porque
a partir do instante em que você nasce classificam-no com um número. O
registro civil é um número. Seu título de eleitor é um número. Profissionalmente
falando você também é. Para ser motorista, tem carteira com número,
e chapa de carro. No imposto de Renda, o contribuinte é identificado com
um número. Seu prédio, seu telefone, seu número de apartamento – tudo é
número.
.... Uma amiga minha contou que no Alto Sertão de Pernambuco uma
mulher estava com o filho doente, desidratado, foi ao Posto de Saúde. E
recebeu a ficha número 10. Mas dentro do horário previsto pelo médico a
criança não pôde ser atendida porque só atenderam até o número 9. A criança
morreu por causa de um número. Nós somos culpados.
Se há uma guerra, você é classificado por um número. Numa pulseira com
placa metálica, se não me engano. Ou numa corrente de pescoço, metálica.
Nós vamos lutar contra isso. Cada um é um, sem número. O si-mesmo é
apenas o si-mesmo.
E Deus não é número.
Vamos ser gente, por favor. Nossa sociedade está nos deixando secos
como um número seco, como um osso branco seco exposto ao sol. Meu número
íntimo é 9. Só.8 Só. 7. Só. Sem somá-los nem transformá-los em novecentos
e oitenta e sete. Estou me classificando com um número? Não, a
intimidade não deixa.
Vejam, tentei várias vezes na vida não ter número e não escapei. O que
faz com que precisemos de muito carinho, de nome próprio, de genuinidade.
Vamos amar que amor não tem número. Ou tem?
In “A descoberta do Mundo” p. 394/395
VESTIBULAR UDESC 2010/2
Obras Sugeridas
Autor: Adolfo Boss e outros
Obra: Treze Cascaes
Editora: Fundação Franklin Cascaes Publicações
Autor: Malba Tahan
Obra: O Homem Que Calculava
Editora: Record
Autor: Mário de Andrade
Obra: Macunaíma
Editora: Diversas Editoras
Autor: Mário Quintana
Obra: Antologia Poética ou Quintana de Bolso
Editora: LP&M
Autor: Monteiro Lobato
Obra: O Presidente Negro
Editora: Editora Globo
CALENDÁRIO
10/02 a 01/03 Inscrição para seleção no processo de isenção da taxa de inscrição pelo critério sócio-econômico.
29/03 Divulgação da listagem dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição pelo critério sócio-econômico.
01/03 a 22/03 Solicitação de isenção da taxa de inscrição dos candidatos amparados pela Lei nº 10.567/97 (Doadores de sangue).
29/03 Divulgação da listagem dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição pelo critério doador de sangue.
30/03 a 30/04 Inscrição dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição.
30/03 a 30/04 Inscrição – preenchimento, encaminhamento do requerimento de inscrição (via internet) e recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).
A partir de 17/05 Confirmação de Inscrição, pela internet (www.udesc.br) ou pelo telefone (48)3321-8099.
17/05 a 24/05 A solicitação de retificação deverá ser feita através de requerimento “retificação de dados da inscrição”, disponível no site, e poderá ser encaminhado, via fax (48) 3321-8056 ou entregá-lo no protocolo da UDESC (das 13 às 19 horas), à Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Itacorubi, Florianópolis.
1ª Fase
30/05 Realização das Provas
1ª Etapa - Prova Objetiva: Matemática, Biologia, História, Língua Estrangeira e Santa Catarina (Conhecimentos Gerais) - Das 08h 50min às 12h 30 min.
2ª Etapa - Prova Objetiva: Física, Química, Geografia e Língua Portuguesa - Das 14h 50 min às 18h 30 min.
Até 14/06 Divulgação da lista dos classificados para a 2ª Fase.
A partir de 21/06 Confirmação do local de prova para a 2ª Fase, através da internet, pelo site (www.udesc.br) ou pelo telefone (48)3321-8099.
2ª FASE
27/06 Realização das Provas
1ª Etapa – Redação e duas questões de Conhecimento Específico - Das 08h 50min às 12h 30 min.
2ª Etapa – Quatro questões de Conhecimento Específico - Das 14h 50 min às 18h 30 min.
Até 12/07 Divulgação da lista dos aprovados em 1ª chamada, às 16 horas, na Reitoria da UDESC e pelo site www.udesc.br.
15/07 e 16/07 Matrícula dos calouros
A Unidade do SESC Estreito oferece o curso Pré Vestibular preparatório para o vestibular UDESC e possui biblioteca com as obras indicadas para empréstimo.
Maiores informações: 32483556
Autor: Adolfo Boss e outros
Obra: Treze Cascaes
Editora: Fundação Franklin Cascaes Publicações
Autor: Malba Tahan
Obra: O Homem Que Calculava
Editora: Record
Autor: Mário de Andrade
Obra: Macunaíma
Editora: Diversas Editoras
Autor: Mário Quintana
Obra: Antologia Poética ou Quintana de Bolso
Editora: LP&M
Autor: Monteiro Lobato
Obra: O Presidente Negro
Editora: Editora Globo
CALENDÁRIO
10/02 a 01/03 Inscrição para seleção no processo de isenção da taxa de inscrição pelo critério sócio-econômico.
29/03 Divulgação da listagem dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição pelo critério sócio-econômico.
01/03 a 22/03 Solicitação de isenção da taxa de inscrição dos candidatos amparados pela Lei nº 10.567/97 (Doadores de sangue).
29/03 Divulgação da listagem dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição pelo critério doador de sangue.
30/03 a 30/04 Inscrição dos candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição.
30/03 a 30/04 Inscrição – preenchimento, encaminhamento do requerimento de inscrição (via internet) e recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais).
A partir de 17/05 Confirmação de Inscrição, pela internet (www.udesc.br) ou pelo telefone (48)3321-8099.
17/05 a 24/05 A solicitação de retificação deverá ser feita através de requerimento “retificação de dados da inscrição”, disponível no site, e poderá ser encaminhado, via fax (48) 3321-8056 ou entregá-lo no protocolo da UDESC (das 13 às 19 horas), à Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Itacorubi, Florianópolis.
1ª Fase
30/05 Realização das Provas
1ª Etapa - Prova Objetiva: Matemática, Biologia, História, Língua Estrangeira e Santa Catarina (Conhecimentos Gerais) - Das 08h 50min às 12h 30 min.
2ª Etapa - Prova Objetiva: Física, Química, Geografia e Língua Portuguesa - Das 14h 50 min às 18h 30 min.
Até 14/06 Divulgação da lista dos classificados para a 2ª Fase.
A partir de 21/06 Confirmação do local de prova para a 2ª Fase, através da internet, pelo site (www.udesc.br) ou pelo telefone (48)3321-8099.
2ª FASE
27/06 Realização das Provas
1ª Etapa – Redação e duas questões de Conhecimento Específico - Das 08h 50min às 12h 30 min.
2ª Etapa – Quatro questões de Conhecimento Específico - Das 14h 50 min às 18h 30 min.
Até 12/07 Divulgação da lista dos aprovados em 1ª chamada, às 16 horas, na Reitoria da UDESC e pelo site www.udesc.br.
15/07 e 16/07 Matrícula dos calouros
A Unidade do SESC Estreito oferece o curso Pré Vestibular preparatório para o vestibular UDESC e possui biblioteca com as obras indicadas para empréstimo.
Maiores informações: 32483556
Assinar:
Postagens (Atom)