Para refletir ...

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."



Paulo Freire

PAIS - Sabe com o que brincam seus filhos?

Brincar sempre foi um componente importante na vida das crianças.


É brincando que as crianças exercitam a mente e os músculos e desenvolvem habilidades importantes, fazendo um "ensaio" da vida adulta. Hoje, porém, a indústria de brinquedos virou um alto negócio sendo controlada por fabricantes, vendedores, publicitários e astutos pesquisadores de mercado. Armados com as novas tecnologias de fabricação a apoiados pela poderosa mídia, estão redefinindo o mundo dos brinquedos.

Sem dúvida muitos fabricantes tem genuíno interesse no bem estar das crianças, porém demasiadas vezes a prioridade é lucro, trazendo sérias implicações tanto para pais como para as crianças. Brinquedos estimulantes, interessantes e educativos ainda são importantes hoje. No entanto, existe no mercado uma alarmante coleção de brinquedos de valor duvidoso, vídeo games de guerra, por exemplo, estão entre os líderes na indústria do brinquedo.

Tendo o brinquedo um papel importante na estimulação do desenvolvimento emocional e mental das crianças, talvez se pergunte: é preciso gastar muito na compra de brinquedos?

Não. Alguns dos brinquedos mais sadios e estimulantes lhes custarão praticamente nada. Uma simples caixa de papelão poderá virar uma casinha de brinquedo, um avião, ou qualquer outra coisa que a imaginação fértil da criança puder conceber. Com um balde e uma pazinha a criança pode construir castelos de areia. Cubinhos, quebra-cabeças, massa de modelar também podem propiciar horas de recreação sadia. Para crianças mais velhas, materiais de desenho e pintura, ou um jogo de peças para montar, podem ensinar aptidões práticas e dar uma saudável vazão a criatividade – infinitamente mais satisfatório do que disparar contra imagens computadorizadas.



Portanto antes de comprar mais um brinquedo pergunte-se:

- Será que o brinquedo realmente estimula a curiosidade e a imaginação da criança?

- O brinquedo é condizente com as habilidades físicas e mentais da criança?

- É seguro, bem construído, durável?

- O brinquedo vale quanto custa?

- Que valores e padrões o brinquedo ensina?

- Desejo realmente que meu filho tenha este brinquedo?

Retome o que é natural, tire tempo para seus filhos. Uma caminhada na floresta pode ser uma aventura excitante para uma criança. Em Florianópolis temos várias trilhas que podem perfeitamente serem feitas em família sem grande esforço. Fazer um bolo ou preparar uma refeição, lavar o carro ou cuidar do jardim podem estar entre as brincadeiras mais desejáveis para uma criança.

Se quiser pensar mais sobre este assunto assista o vídeo “Criança a alma do negócio” e reflita sobre as propagandas direcionadas ao público infantil e como estas afetam a família e suas escolhas.

http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=8&pid=40

Nenhum comentário:

Postar um comentário