Para refletir ...

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."



Paulo Freire

Educação Ambiental nas escolas

Por vezes recebemos solicitações de instituições de ensino que tem a intenção de realizar trabalhos em Educação Ambiental. Porém, quando questionamos suas demandas ouvimos o desejo de construir uma horta escolar. Com isso percebemos que a cultura brasileira de forma geral acredita que o maior objetivo da Educação Ambiental é despertar uma consciencia ecológica para aquisição de novos comportamentos e atitudes.


Mas fazer Educação Ambiental requer uma análise do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações envolvendo aspectos sociais, ecológicos, políticos, científicos, culturais, ecológicos, psisicológicos e éticos. Deste modo desenvolvemos não apenas a ética ecológica no ambito individual, mas também o exercício da cidadania. Isto requer dos educadores um aprofundamento teórico que passa inclusive por discussões sobre currículo, promovendo o diálogo da diversidade e a troca efetiva e afetiva de olhares e saberes, reforçando a noção de cuidado com o meio ambiente, despertando em cada indivíduo o sentimento de pertencimento, participação e responsabilidade.

Neste sentido, pensamos que é imprescindível iniciar os trabalhos em uma unidade escolar com os educadores; confrontando os saberes em busca de uma educação emancipatória. Para daí, então, estender as discussões aos alunos e envolve-los em trabalhos práticos que pode sim ser uma Horta Escolar.
Horta Escolar como espaço de construção coletiva, arte e cultura, observação do meio e laboratório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário